quinta-feira, 1 de outubro de 2020

DIVÓRCIO DIGITAL EXTRAJUDICIAL

 

O CNJ editou o Provimento nº 100 / 2.020, que dispõe sobre a prática de atos notariais eletrônicos e institui o Sistema de Atos Notariais Eletrônicos (e-Notariado) interligando todos os cartórios de notas em âmbito nacional, revogando expressamente todos os provimentos estaduais.
Entre as diversas mudanças trazidas por esse Provimento está a  possibilidade do divórcio virtual.
No entanto, não houve mudança nos requisitos para o divórcio administrativo (via tabelionato). Portanto, ainda é necessário o consenso entre as partes, a inexistência de filhos menores, incapazes ou nascituros, bem como estarem assistidos por advogado (veja modelo de minuta de divórcio extrajudicial aqui). 
A inovação trazida trata dos meios para a prática do ato. Podendo ser utilizada a videoconferência, tanto para a identificação das partes, quanto para a captura do consentimento expresso sobre os termos do divórcio. O ato deverá ser assinado digitalmente pelas partes e pelo tabelião. Tudo deverá ser gravado e arquivado, tornado-se parte do ato notarial,  garantindo a segurança jurídica do ato.

O Divórcio Digital, dispensa, via de consequência, o deslocamento e a presença física simultânea das partes no cartório, podendo estar em cidades ou países diferentes, sendo tais práticas substituídas por esses meios eletrônicos.

Importante frisar que além do divórcio, o mesmo procedimento digital extrajudicial pode ser utilizado na lavratura de Escritura Pública de Venda e Compra, de Testamento Público, de Procuração, de Inventário, Ata Notarial, entre outros.  

-

Rol de Cartórios que já lavram o Divórcio Digital:  

- 3º Tabelionato de Notas e Protestos de Presidente Prudente/ SP - Avenida  Cel. José Soares Marcondes, 2600 - (18) 3199- 0296 - Site:  https://www.cartorioprudente.com.br/

 - 29º Tabelionato de Notas de São Paulo - Capital - Alameda Jauaperi, nº 515 - Moema - (11) 2102-0129 - Site: http://www.29notas.com.br/

-

---> Outros artigos e modelos de petições do mesmo autor (clique aqui).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.